À parte do estatuto de estrela, de um casamento que se avizinha e de outros assuntos da mesma esfera desinteressante mas que vende jornais e que torna os políticos franceses sexys, muito se tem passado em França. E muito se quer para o Futuro.
Para começar na semana passada o Presidente anunciou que uma empresa de auditoria iria acompanhar regularmente a performance dos seus ministros, produzindo relatórios e avaliações quadrimestrais. Excelente ideia! Importe-se já :) Com estes relatórios em mão, o Chefe pretende encontrar-se 4 vezes por ano com os seus Ministros para discutir as suas avaliações. Sarcozy sempre disse que as reformas são difíceis e que a melhor chance para a França virá do facto de se rodear dos melhores. E assim conseguirá efectivamente separar o trigo do joio.
Hoje, terminou à pouco a primeira grande conferência de imprensa desde que foi eleito. Já passaram 8 meses. Desceu já cerca de 18 pontos nas intenções de voto se não estou enganado. Mas tem muitas ambições para o futuro;
- com a ajuda de 2 Prémios Nobel da Economia quer alterar o instrumento de medição do crescimento em França
- quer terminar com a publicidade nos canais de televisão públicos, sendo financiados por uma taxa sobre a publicidade dos canais privados e uma pequena taxa sobre novos média
- quer negociar descidas de preços com supermercados e fornecedores
- quer avaliar o facto de a França ter um deficit orçamental já com 26 de idade
- quer avançar com força com as reformas
- quer ser a voz dos países pobres no FMI e no Banco Mundial
- quer no futuro ver um G13 em oposição a um G8
- quer ver alargado e repensado o Conselho de Segurança da ONU.
Ora digam lá isto é um Presidente ou não? Não me importava nada que a França ocupasse no mundo o lugar que agora ocupa o Reino Unido.
. Sodade
. factor X
. Eleições
. Tv?
. Humildade e Fé emocionant...